4/02/2011

daniel 12

12:1 S Durante o domínio romano haveria uma grande catástrofe, “qual nunca houve, desde
que houve nação”. J esus confirmou esta prof ec ia quando ele falou sobre a destruição de
J erusalém em Mateus 24:21-22 e Marcos 13:19-20. Os discípulos se livraram porque J esus os
tinha prevenido quanto aos sinais da destruição iminente. Ele até tinha ligado a destruição de
Jerusalém com a profecia de Daniel (Mateus 24:15; Lucas 21:20-22).
12:2-3 S Is to não aponta necessariamente para a ressurreição final, mas antes a uma
ressurreição espiritual. Ele diz que “muitos”, em vez de “todos,” se erguerão. No final da
ressurreição, “todos” sairão dos túmulos (João 5:28-29). Além disso, quando isto é ligado com
o versículo 10, os “muitos” que são purificados são contrastados com os ímpios que continuam
a proceder impiamente. Daniel 12:2 é cumprido na ressurreição espiritual daqueles que
aceitaram Cristo (João 5:25). Mas “alguns” que obedeceram voltaram à vergonha e desprezo
eternos (Mateus 24:12-13) enquanto “alguns” permaneceram fiéis à vida eterna.
12:4-6 S O livro seria selado e guardado para “os últimos dias.” Um dos dois anjos pergunta,
“Quanto tempo levará até o fim destas maravilhas?” Oito vezes nestes capítulos “o fim”
(referindo a um tempo indicado) é mencionado (11:27, 35, 40; 12:4, 6, 8-9, 13). Será que isto
se refere a: ì o fim do mundo; í o fim do sistema judaico e economia; ou î o fim de Roma,
que marcou o fim dos reinos mundiais pagãos? Nada indica que o fim do mundo seja indicado,
e o fato que o tempo na terra tem continuado centenas de anos depois que os quatro reinos
mundiais passaram, prova que Daniel não tinha em vista o fim deste mundo. Há razões
plausíveis para aceitar qualquer dos dois últimos pontos de vista.
12:7 S O mensageiro vestido de linho identificou que seria “quando se acabar a destruição do
poder do povo santo”. A referência a “tempo, dois tempos e metade de um tempo” também
foi usada em Daniel 7:25 e parece claramente paralela ao período descrito em Apocalipse 12:4
(cf. Apocalipse 11:4; 12:6; 11:2; 13:5). No Apocalipse tinha sido dado poder a Roma para
perseguir o povo de Deus durante este período. Contudo, chegou a hora quando Roma caiu
como império mundial, enquanto que o reino de Deus continuou. O povo de Deus pode ter
sido espalhado e perseguido, mas não foi destruído.
H. Triunfo, 12:8-13.
12:8-9 S Daniel não entendeu a resposta dada, mas foi-lhe dito: “Vai, Daniel, porque estas
palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim”. Este talvez se ajuste melhor ao tempo
quando Roma caísse, pois em Apocalipse 10:7, quando a sétima trombeta soou, foi dito:
“cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas”.
Os reinos mundiais pagãos não atingirão uma estabilidade duradoura. Somente o reino de
Deus é um reino indestrutível (Daniel 2:44; 7:13; 7:25-27; Hebreus 12:28).
12:10 S Ainda que os ímpios continuem na impiedade, os justos serão capazes de perseverar,
porque têm entendimento de que Deus verdadeiramente domina nos reinos dos homens e,
enfim, os justos serão vitoriosos (Apocalipse 13:9-10,18; 14:12-13).
12:11 S O significado deste versículo não é determinado facilmente. Talvez os 1.290 dias sejam
o período entre dois eventos significativos que esmagaram o sistema judaico de adoração. O
tempo em que o “sacrifício diário” foi afastado é o tempo mencionado em Daniel 11:31 e Daniel
8:11, quando Antíoco Epifânio desconsagrou o templo. Esta foi a primeira “abominação” posta.
Mas houve uma segunda vez, e J esus a identifica claramente com a destruição do templo,
quando Jerusalém foi destruída em 70 d.C. (veja Mateus 24:15; Lucas 21:20-22; Daniel 9:26-
27). Por que 1.290 dias são usados para descrever o tempo entre estes dois eventos? Nenhuma44
resposta definitiva pode ser dada. O estilo apocalíptico de números tornando-se antes simbólico
do que literal, talvez se refira a um período indefinido, mas um que somente Deus sabia e sobre
o qual ele tinha comando.
12:12 S Abençoado seja aquele que chega aos 1335 dias. De novo, somos deixados somente
a especular quanto ao significado. A destruição de Jerusalém ocorreu no ano 70 d.C. e,
enquanto isto marcou um tempo significativo na história do povo de Deus, um momento ainda
maior foi quando o reino de Deus provou-se indestrutível. Roma tentou esmagar a igreja mas,
em vez disso, a própria Roma caiu. A batalha de Armagedom, seguida pelo reino de Cristo de
mil anos, é um tempo de grande alegria para o povo de Deus (Apocalipse 20:6; Daniel
7:18,22,27). Esse ponto no tempo foi subseqüente à queda de Jerusalém e marcado por um
acréscimo de mais 45 dias simbólicos. Os impérios mundiais pagãos foram terminados;
somente o reino de Deus é universal por natureza (Daniel 2:44-45).
12:13 S Estas coisas seriam cumpridas num futuro dis tante, mas Daniel ficaria confirmado
como um profeta verdadeiro.

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