Deus apascentaria seu povo na terra fértil (14). Aqui o profeta emprega várias figuras conhecidas, pedindo que Deus cuide do povo arrependido e restaurado:
(1) O bordão do pastor (14). Serve para guiar o rebanho e resgatar ovelhas perdidas.
(2) O rebanho da herança de Deus (14). Sugere a intimidade de Deus com o povo.
(3) Mora a sós (14). Protegido de inimigos como povo santificado (veja 2 Coríntios 6:17; Hebreus 12:14).
(4) No bosque, no meio da terra fértil (14). Há dúvida sobre esta tradução. Um outra possibilidade é “no meio de Carmelo”, uma região montanhosa e fértil perto do Mar Mediterrâneo. Ambas as traduções trazem a mesma idéia.
(5) Apascentam-se em Basã e Gileade (14). Cita as regiões de boa pastagem da Transjordânia para mostrar que Deus alimentaria bem o povo restaurado.
(6) Maravilhas como na época do êxodo (15). Há muitos pontos de paralelo entre a saída do povo físico da escravidão no Egito e a saída do povo espiritual da escravidão no pecado (veja o ensinamento de Paulo em 1 Coríntios 10:1-13). Sabemos, também, que maravilhas/milagres acompanharam a introdução de novas doutrinas (Marcos 1:27; Hebreus 2:1-3).
Em contraste com o tratamento especial que Deus daria ao seu povo, as nações ímpias seriam desamparadas (16-17). Observe as descrições do estado delas:
(1) Envergonhadas por ser tão fracas em comparação com Deus (16).
(2) Não conseguem falar diante de Deus (16).
(3) Nem resistem a poderosa voz dele (16; veja Jó 26:14).
(4) Vêm ao Senhor rastejando como serpentes e trememdo como répteis, saindo de seus esconderijos com medo de Deus (17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus Abençôe