Mas, a vitória viria depois da vinda do inimigo (1).
**Obs.: Talvez estes versículos estejam falando sobre a vinda da Assíria contra Judá. Viria com intenção de destruir (4:11), mas Deus não o deixaria (4:12). Ele daria a vitória a Judá (4:13), mesmo quando o inimigo chegasse perto para ferir o juiz de Israel (5:1). Os assírios invadiram Judá e sitiaram Jerusalém, mas Deus matou os soldados e deu a vitória ao povo (2 Crônicas 32:1-23).
De todos os lugares em Judá, Deus escolheu a pequena cidade de Belém-Efrata como origem do rei futuro (2)
**Obs.: Esta profecia é especialmente interessante à luz do cumprimento no Novo Testamento. Miquéias profetizou 700 anos antes do nascimento de Jesus. Maria, que foi escolhida como mãe do Messias, não morou em Belém. Na hora certa, por decreto do imperador de Roma, José e Maria viajaram até a cidade ancestral deles, onde Jesus nasceu. Os sacerdotes e escribas da época usaram esta profecia para orientar os magos que procuraram Jesus (Mateus 2:5-6).
**Obs.: O mesmo versículo que profetiza do nascimento do Messias em Belém esclarece um ponto importante. No sentido mais amplo, ele não teria sua origem naquele povoado, pois suas “origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (2). Esta profecia não é de um mero homem, mas do próprio Senhor que “reinará sobre eles no monte Sião” (4:7). O rei que nasceria em Belém é, ao mesmo tempo, o eterno Deus!
Portanto, o povo ainda passaria por um período de sofrimento, como se fosse de dores de parto (veja 4:10) antes de dar à luz o Libertador (3).
**Obs.: Quem é a mulher que sofre aqui? Alguns acham que seja Maria, a mãe de Jesus, mas o contexto sugere outra resposta. É o próprio povo, ou melhor, o restante do povo que passaria pelo sofrimento do cativeiro antes de dar à luz o Messias (veja Isaías 66:7-8 e Apocalipse 12:1-5).
O trabalho do rei (4-5). O papel do Messias:
(1) Manter-se firme.
(2) Apascentar o povo na força do Senhor.
(3) Ser engrandecido até aos confins da terra (veja Atos 1:8).
(4) Ser a paz do povo, protegendo-o dos seus inimigos.
De todos os lugares em Judá, Deus escolheu a pequena cidade de Belém-Efrata como origem do rei futuro (2)
**Obs.: Esta profecia é especialmente interessante à luz do cumprimento no Novo Testamento. Miquéias profetizou 700 anos antes do nascimento de Jesus. Maria, que foi escolhida como mãe do Messias, não morou em Belém. Na hora certa, por decreto do imperador de Roma, José e Maria viajaram até a cidade ancestral deles, onde Jesus nasceu. Os sacerdotes e escribas da época usaram esta profecia para orientar os magos que procuraram Jesus (Mateus 2:5-6).
**Obs.: O mesmo versículo que profetiza do nascimento do Messias em Belém esclarece um ponto importante. No sentido mais amplo, ele não teria sua origem naquele povoado, pois suas “origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (2). Esta profecia não é de um mero homem, mas do próprio Senhor que “reinará sobre eles no monte Sião” (4:7). O rei que nasceria em Belém é, ao mesmo tempo, o eterno Deus!
Portanto, o povo ainda passaria por um período de sofrimento, como se fosse de dores de parto (veja 4:10) antes de dar à luz o Libertador (3).
**Obs.: Quem é a mulher que sofre aqui? Alguns acham que seja Maria, a mãe de Jesus, mas o contexto sugere outra resposta. É o próprio povo, ou melhor, o restante do povo que passaria pelo sofrimento do cativeiro antes de dar à luz o Messias (veja Isaías 66:7-8 e Apocalipse 12:1-5).
O trabalho do rei (4-5). O papel do Messias:
(1) Manter-se firme.
(2) Apascentar o povo na força do Senhor.
(3) Ser engrandecido até aos confins da terra (veja Atos 1:8).
(4) Ser a paz do povo, protegendo-o dos seus inimigos.
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