10/30/2008

Mateus 23

Neste capítulo, Jesus deixa de ser atacado pelas seitas e ele mesmo critica os líderes religiosos judeus, especificamente os escribas e fariseus. Ao invés de ver a última semana como a semana que os judeus julgaram Jesus, devemos entender que foi a semana que Jesus avisou os judeus sobre o julgamento que viria. O capítulo 23 explica alguns dos motivos do juízo, e o capítulo 24 fala sobre o castigo em si.
23:1-12
Jesus falou aos seus discípulos e aos multidões, usando linguagem clara, sobre os problemas dos fariseus e escribas. Disse que eles ensinavam muitas coisas boas, mas que não praticavam as mesmas.
Jesus acusou esses líderes religiosos de praticar a sua religião para serem vistos e honrados por homens. Foi justamente contra tal atitude que Jesus tinha falado no sermão do monte (veja Mateus 6:1-18).
Jesus condenou a prática de usar títulos de honra (como Mestre, Pai e Guia) para engrandecer homens.
**Obs.: Esses mesmos termos são usados para descrever a função de algumas pessoas no reino de Deus (Efésios 4:11; Tiago 3:1; Hebreus 13:7,17,24), ou seu relacionamento espiritual com outros (1 Coríntios 4:14-15; 1 Timóteo 1:18). O problema não está nas palavras "mestre", "pai" e "guia", mas na idéia de exaltar alguns homens acima de outros, dando-lhes glória. O uso de qualquer descrição (mestre, pai, padre, pastor, bispo, evangelista, irmão, etc.) como título de honra e exaltação fere o princípio que Jesus ensinou.
Em contraste com a exaltação dos fariseus e escribas, Jesus ensinou o serviço humilde.
23:13-36
Numa série de advertências severas, Jesus criticou as atitudes dos líderes religiosos. Observe alguns pontos importantes:
Eles nem entravam no reino de Deus, nem deixavam outros entrarem.
Eles inventavam regrinhas para evitar o sentido da lei de Deus.
Enfatizavam as coisas pequenas, embora importantes (como dízimos de hortelã), e deixavam de praticar as coisas mais "pesadas" da vontade de Deus (justiça, misericórdia e fé).
**Obs.: De novo, Jesus emprega uma imagem engraçada. Imagine alguém coando uma bebida ou sopa para não deixar passar um mosquito (o menor dos animais imundos na lei de Moisés), enquanto engole um camelo (o maior dos animais imundos)!
**Obs.: Algumas pessoas usam o versículo 23 para exigir o dízimo hoje em dia. Temos que lembrar que Jesus viveu sob a lei de Moisés (Gálatas 4:4) e a respeitou. Ele, em diversas ocasiões, incentivou os judeus a serem fiéis em relação à lei: dando o dízimo (23:23), cumprindo as leis de purificação (8:4), pagando o imposto do templo (17:24-27), e guardando os dias especiais (26:19; João 2:13; 7:2,10), etc. Mas, o ensinamento dele preparou seus seguidores para entender que a lei de Moisés seria cumprida e removida (veja 5:17-20; Marcos 7:19; Gálatas 3:23-29).
Jesus censurou os escribas e fariseus por sua hipocrisia, fingindo ser fiéis a Deus quando eram, de fato, pessoas imundas.
Jesus deixou bem claro que o castigo deles viria naquela mesma geração.
23:37-39
Jesus condenou os líderes, mas se compadeceu dos seguidores, o povo de Jerusalém. Ele queria salvar todos, mas sabia que o povo o rejeitaria. Este lamento introduz o tema do capítulo 24, a profecia da destruição de Jerusalém.

17 comentários:

  1. Anônimo2/16/2012

    Sou assembleiano, dizimei por 6 anos e meio e era obreiro pregava e dava assistência na igreja e deixei de dizimar, agora não posso pregar nem dar auxilio na igreja isso tem respaldo BÍBLICO?
    Gostaria de saber porque tenho que
    pagar dizimo, se não estamos debaixo da lei? a lei não terminou em JESUS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paz
      O senhor JESUS disse;
      Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
      Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
      Mateus 5:17-18
      Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
      Mateus 5:20
      Os fariseus davam para ser aplaudidos,mas nós que conhecemos o amor damos para mantimento da casa do senhor e etc..
      cada um contribua de acordo o seu coração ,não com tristeza mas com alegria.
      mas não se sinta constrangido,se é que o amor de DEUS está em ti.
      espero ter ajudado
      DEUS é contigo

      Excluir
    2. Anônimo8/07/2012

      Ei irmao ..saia desse ministerio.

      Excluir
    3. AMIGO UMA PERGUNTA, QUANDO VEMOS JESUS PREGAR ELE PREGAVA O QUE VIVIA CERTO?
      COMO ENSINARA A LEI DA SEMEADURA?
      É BIBLICO SIM E TUDO QUE É BIBLICO TEM QUE SER APLICADO E NÓS POR SERMOS OBREIROS TEMOS QUE SER EXEMPLO
      WAGNER NO FACE PRESBITERO WAGNER DA SILVA

      Excluir
    4. Anônimo11/14/2013

      Meu caro, se você quer ser servo de Deus, o primeiro passo é ser fiel a Deus, o dízimo nada mais é a DEVOLUÇÃO, daquilo que é de Deus, você não está dando o dízimo, você está devolvedo o que é de Deus, e se você quer continuar na obra, ela tem que se sustentar de alguma maneira, o dízimo não é pra pagar o pastor, o dízimo é para manter a obra de Deus, abrir novas sedes, levar o evangelho para várias nações, se você não é fiel à Deus, também não é servo de Deus, o dízimo nos faz ter fidelidade com Deus, não fique de olho nos 10% sendo que vc vai ficar com 90% em suas mãos.
      Muitos falam da Igreja Universal, mas nenhuma igreja foi em mais de 180 países pregar o evangelho. Isso mostra a fidelidade do povo da Universal. Ter maus olhos com as coisas de Deus, o maior prejudicado é você meu caro.

      Vem fazer parte dessa obra que só tende à crescer, e salvar o máximo de almas possíveis.

      Excluir
  2. Anônimo11/22/2012

    Isso ta errado o dizimo e necessario na obra de Deus mais so porq vc naum estar dando dizimo eles naum devem faxer isso porq eu lhe garanto ki Deus naum se agrada disso

    ResponderExcluir
  3. paz irmãos, devemos refletir no que jesus realmente ensinou pois ele não transgrediu a lei jesus era claro em suas palavras, sei que duvidas sempre teremos somos falhos e observamos do jeito que nos convem servir ao senhor e muito gratificante porem complicado,converse com DEUS ele te dará a resposta de todas suas duvidas ele e contigo irmão fique com DEUS...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo TIM4/27/2013

    No primeiro dia da semana cada um de vós PONHA DE PARTE OQUE PUDER AJUNTAR, CONFORME A SUA PROSPERIDADE, para que não se façam as coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16:2

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/26/2013

    porque o disimo era sempre de coleitas ou serja de alimentos e nuca de dinheiro embora ja ensistia

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/01/2013

    MEUS IRMAO SE A TESE QUE NAO DEVEMOS DA O DIZIMO FOSSE SUSTENTADAS MUITOS DE NOS SERIAMOS CRUSIFICADOS ASSIM DA MESMA FORMA QUE JESUS FOI POR ANUNSIA O REINO DE DEUS

    ResponderExcluir
  8. na pratica irmaos se nos nao contribuirmos com nossas igrejas como teriamos os nossos templos para estarmos adorando a Deus ,simplifica comtribua para que voce tenha um templo organizado bem bonitinho para ir com tua familia igreja evagelica nao tem ajuda dos governantes nao somos nos que temos que nos unir,tira as duvidas do teu coraçao !

    ResponderExcluir
  9. Irmãos, se vocês querem entender um pouco mais sobre os dízimos nos nossos dias, leiam Gênesis 14:18-24 e depois Hebreus 7:1-10. A conclusão será clara se o Espírito Santo estiver realmente em você para te esclarecer. Abrão deu o dízimo sem lei que o obrigasse, mas o fez por gratidão a Deus por ter dado a vitória a ele e libertado ao seu sobrinho Ló. Portanto essa deve ser a nossa motivação e atitude também ao dizimar, dar por gratidão e sem esperar nada em troca (alguns usam erradamente Malaquias 3:10). Paz de Cristo a todos.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/08/2014

    O q me intriga é q dizimo era pratica dos judeos, Ap. Paulo foi levantado para evangelizar os gentis, pq Paulo não fala uma virgula sobre dizimo? Alguem me explique, sabendo q o ser humano aprende por repetição.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho incrível como as pessoas que não conseguem se desapegar das coisas arranjam desculpas e mais desculpas para não dizimar. Deus não quer este dízimo reclamado mesmo não, você que é contra. Fique com seu dinheiro que Deus é o supridor da Sua Obra, ele não precisa de esmolas de pessoas que são contra o crescimento do seu Reino. Graças a Deus que muitos são dizimistas e ofertantes na casa do Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor irmão, gostaria de tirar uma dúvida, sou membro da igreja assembleia de Deus e deixei de dizimar por nescecidade pois sou aposentado e ganho o salário mínimo tenho problemas de saúde e parte do dinheiro vai para medicamentos, depois que parei de dar o dizimo o pastor mudou o comportamento comigo mesmo sabendo da minha situação. A dúvida é, estou errado?

    ResponderExcluir

Deus Abençôe