10/30/2008

Mateus 18

18:1-5
Os discípulos perguntaram para Jesus: "Quem é, porém, o maior no reino dos céus?"
Jesus usou uma criança como exemplo de humildade, e disse que os humildes são os maiores no reino.
18:6-9
Ainda usando o exemplo de crianças, Jesus adverte sobre os tropeços.
Quem causar um pequenino tropeçar será julgado severamente.
É melhor fazer um sacrifício difícil e radical (cortar mão ou pé ou arrancar olho) do que perder a vida eterna.
**Obs.: Mesmo os apóstolos, os quais freqüentemente tiveram problemas em entender a língua figurada de Jesus, não interpretaram esses versículos de uma maneira literal. Não encontramos nenhum registro no Novo Testamento de alguém que cortou a mão ou arrancou o olho. Mas, achamos muitos casos de pessoas que tomaram decisões radicais e fizeram grandes sacrifícios para servir ao Senhor. É isso que Jesus está ensinando.
18:10-14
Aqui, Jesus faz um comentario curioso para mostrar como os pequeninos são importantes para Deus. Anjos que têm acesso constante a Deus cuidam das crianças.
**Obs.: Nenhum homem jamais viu o rosto de Deus Pai (João 1:18). Mas, aqui, Jesus afirma que anjos têm o visto. O ponto é que alguém muito maior do que os homens está cuidando dos pequeninos.
**Obs.: A Bíblia não elabora nenhuma doutrina bem definida sobre anjos de guarda. Aqui, e em alguns outros trechos, dá a impressão que os anjos têm um papel especial de cuidar das pessoas. Não devemos especular sobre tais assuntos, mas podemos ser confortados pelo conhecimento do cuidado que Deus tem para conosco.
Da mesma forma que um pastor procura a ovelha perdida, Deus se preocupa com o povo dele.
18:15-20
Este trecho trata de problemas que surgem entre dois irmãos.
Se alguém pecar contra outro, o ofendido deve procurar o outro e repreendê-lo. Se ele aceitar a correção, o assunto morre ali.
Se o pecador não aceitar a correção, o ofendido deve voltar com mais um ou dois irmãos. Se o pecador se arrepender, o assunto já será resolvido.
Se ele ainda não atender às palavras do irmão, o assunto deve ser levado à igreja, e ela tentará corrigi-lo. Se ele aceitar a admoestação da igreja, o problema será solucionado.
Se ele rejeitar a correção da igreja, será expulso.
Quando um assunto é resolvido entre duas ou três pessoas, Deus é testemunha.
18:21-35
Pedro, mostrando uma generosidade excepcional, perguntou sobre o perdão: Quantas vezes devo perdoar meu irmão? Sete?
Jesus respondeu: Não sete, mas até setenta vezes sete!
Jesus usou uma parábola para ensinar sobre o perdão.
Um servo foi perdoado uma dívida enorme, que nunca teria pago.
O mesmo servo achou uma pessoa que devia uma quantia pequena para ele, e o lançou no cárcere, exigindo o pagamento total da dívida.
Quando o senhor que havia perdoado a grande dívida ficou sabendo, ele prendeu o servo e mandou que fosse castigado até que pagasse a dívida toda.
**Obs.: Esta parábola é importantíssima. Leia de novo e medite sobre a aplicação dela na sua vida. Temos que aprender como perdoar outros do íntimo, ou seremos banidos da face de Deus para sempre!

2 comentários:

  1. muito bom seu blog gostei muito vou adds aos meus favoritos que Deus o abençoe em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Deus age em tantas coisas, devemos começar aprendendo com as crianças a pureza de ser humano de enxergar as coisas ruins e ver o lado bom. Que atrais de cada luta tem uma vitória acredite em Deus e ele tudo fará que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir

Deus Abençôe