6/02/2011

Salmos 58 - 67

Salmo 58 Davi Pede o Castigo de Juízes Injustos

1 Ele pergunta aos juízes: Vocês falam a verdade e julgam com justiça?

2-5 Davi mesmo responde sobre esses juízes, dizendo que fazem tudo contra os princípios da retidão (2), que sempre se dedicavam ao erro (3), que espalham seu veneno (4) e que recusam a instrução (4-5)

6-9 Reconhecendo que esses juízes são incorrigíveis, Davi pede a punição divina para eles

10-11 Estes últimos dois versículos são importantes para entender os Salmos imprecatórios. O justo sente alegria quando Deus castiga o perverso porque este ato prova a existência de um Deus justo e santo

Salmo 59 Davi Pede Justiça e Salvação

Este Salmo foi escrito quando as forças de Saul sitiaram a casa de Davi. Leia o relato em 1 Samuel 19:11-18

1-5 Davi pede livramento de seus inimigos, dizendo que ele não tinha pecado que merecia a violência deles (1-4). Ele pediu para Deus vir e ver (4). Ele queria que Deus visse a maldade dos inimigos (5) e a inocência dele (4)

6-9 Estes versículos servem como um tipo de refrão, sendo paralelos em construção (porém não idênticos) a versículos 14-17. Nos dois trechos ele fala dos inimigos como cães uivando em volta da cidade (6-7,14-15). Em contraste com os inimigos, Deus é o forte refúgio (8,16). Davi confia na força de Deus e o louva (9,17)

10-13 Deus virá como vingador contra os inimigos de Davi. Mas a vingança não é principalmente para o benefício do próprio salmista. Quando Deus castiga os ímpios, ele responde à pergunta irreverente do versículo 7 (Quem há que nos escute?) com esta afirmação: “...e se saiba que reina Deus em Jacó, até aos confins da terra” (13)

14-17 Veja os comentários acima (6-9) sobre a construção destes versículos, que encerram o Salmo com uma mensagem de louvor confiante

Salmo 60 Deus Protege os Seus e Castiga os Inimigos

2 Samuel 8,10,11 e 12 e 1 Crônicas 18-20 falam sobre as batalhas de Davi contra os siros e amonitas, dando uma noção da circunstância deste Salmo. Para Davi e o povo de Israel, as vitórias vieram depois de serem humilhados pelos inimigos

1-3 Deus castigou o seu próprio povo, até ao ponto de eles se sentirem rejeitados

4-5 O salmista pede livramento e proteção dos fiéis

6-8 O santo Deus faz distinção entre o povo dele e os povos ao redor. Ele protege o seu povo, e rejeita os povos vizinhos

9-12 Apesar das derrotas sofridas quando Deus não saiu com o exército, Davi ainda confia no Senhor para livramento e vitória. Ele recusa procurar ajuda de homens, confiante que Deus lhe daria vitória

Salmo 61 Leva-me para a Rocha Alta

1-2 Dos confins da terra, Davi pede socorro de Deus

2-5 Ele quer subir à rocha alta de refúgio em Deus

6-9 Deus ouviu a súplica do rei, e este quer permanecer na presença do Senhor para adorá-lo para sempre

Salmo 62 Confiar em Deus

1-4 A única pessoa digna de confiança total é Deus (1-2). Os homens, em vão, procuram derrubar outro homem com suas palavras falsas (3-4)

5-8 Davi repete o refrão dos versículos 1 e 2 com pouca modificação (5-6). Ele expressa a sua confiança e chama o povo a depositar também a sua fé em Deus (7-8)

9-12 Não pode confiar em homens, nem na prosperidade material (9-10). A única certeza se encontra em Deus, a quem pertence poder e graça (11-12)

Salmo 63 A Alma Sedenta no Deserto

Davi escreveu este Salmo no deserto de Judá. Sabemos que ele foi para o deserto de Judá quando fugiu de Saul. Mas, pelo fato de ele se identificar como rei, é mais provável que se refira ao tempo da fuga diante de Absalão, quando esperou ansiosamente no deserto de Judá antes de atravessar o Jordão (veja 2 Samuel 15-17)

1-4 A alma sedenta busca a Deus, com um desejo forte de louvá-lo enquanto tem vida. O versículo 4 deve ser o lema de todos os servos de Deus, independente das circunstâncias

5-8 Devido à ajuda que Deus lhe deu, o Salmista sente alegria em meditar em Deus

9-11 O rei sente alegria por saber que Deus trará justiça contra os seus inimigos

Salmo 64 Proteção Contra os Perversos

1-6 Davi pede proteção contra os inimigos, que ocultamente conspiravam contra o homem íntegro. Eles acharam que ninguém descobriria o seu pecado e se envolveram cada vez mais nos seus planos perversos

7-10 Deus traz a justiça, deixando a própria língua dos ímpios voltar contra eles (7-8). Todos os homens verão a justiça de Deus (9), e os justos se gloriarão nele (10)

Salmo 65 Louvor a Deus por Ter Abençoado o Seu Povo

1-4 Deus abençoou o seu povo espiritualmente, perdoando os seus pecados e permitindo a comunhão com ele

5-8 Deus abençoou o povo dele acima dos outros povos, mostrando o seu poder para todos as nações

9-13 Ele abençoou o povo materialmente, dando-lhes uma boa colheita

Salmo 66 Louvor a Deus por Seus Grandes Feitos

1-4 Deus merece a adoração por ser poderoso e por ter feito grandes obras. Todos – especificamente os seus inimigos – devem se humilhar diante de Deus

5-7 As obras de Deus são evidentes, e cabe ao homem “vir e ver” (veja João 1:46). O homem honesto reconhece a sua obrigação de investigar as evidências da existência, do poder, do caráter e da vontade de Deus. Entre as obras citadas: Deus deixou o povo atravessar o Mar Vermelho e o Rio Jordão (6), Ele governa e vigia as nações (7), domina os rebeldes (7) e dá alegria aos fiéis (6)

8-12 A obra de Deus mais destacada neste Salmo é a preservação da alma dos servos, feita por meio de provações, para levar o seu povo ao destino de descanso com Deus. É difícil o homem louvar a Deus por causa das provações, mas o salmista aqui as vê como grandes obras de Deus feitas para o bem de seu povo (veja Tiago 1:2-4; 2 Coríntios 12:7-10)

13-15 Depois de passar pela tribulação, é importante fazer os sacrifícios e cumprir as promessas feitas a Deus. Quantas vezes as pessoas fazem promessas a Deus no momento de angústia, e depois esquecem ou deixam de cumprir o seu voto?

16-20 O salmista encerra seu cântico falando para todos que Deus ouviu e respondeu a sua oração

Salmo 67 Bênção e Louvor

1-2 O escritor pede as bênçãos de Deus sobre o povo para mostrar para todas as nações o caminho de Deus para a salvação

3-5 Deus merece o louvor porque ele julga e guia as nações com justiça. Observe que versículos 3 e 5 são idênticos

6-7 Ele volta a pedir as bênçãos de Deus para que os povos possam temer o Senhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe