9/18/2008

FILEMOM

Estudo Textual: Filemom"Útil a Ti e a Mim"
Quando Paulo enviou a carta aos Colossenses, ele incluiu esta pequena carta pessoal para Filemom, um membro daquela congregação (veja 1-2,10-12,23; Colossenses 4:7-9,12). Mesmo que ela trate de algo pessoal no caso de Filemom com seu servo Onésimo, esta carta nos demonstra com ter-nura como a conversão a Cristo muda drasti-camente todas as nossas relações nesta vida.
Dou graças por ti (1-7). Diferindo da maioria das suas cartas, Paulo não começa com uma afirmação do seu apostolado. Isto não é necessário, pois ele considera o "amado Filemom" um "colaborador" - isto é, um parceiro que trabalha ao lado dele (1). Assim fala também de Arquipo como "companheiro de lutas" (2) com um papel igualmente importante na luta contra o pecado. Em Cristo, todos são chamados juntos ao trabalho e à luta.
Ao lembrar do amor e da fé de Filemom "para com o Senhor Jesus e todos os santos", Paulo dá sempre graças a Deus e ora para que ele possa continuar mostrando a sua fé e crescendo (4-6). Pois, mesmo na prisão Paulo teve "alegria e conforto" no amor de Filemom, vendo que ele sempre trabalhava para reanimar os santos (7).
Antes te foi inútil; agora é útil (8-20). O apóstolo poderia mandar Filemom receber Onésimo de volta. Em vez disso, ele apela ao amor não-fingido dele (8-9; veja Romanos 12:9-10). Ao pedir e encorajar em vez de mandar, Paulo dá oportunidade para Filemom crescer em fé e em amor pela prática do bem, assim como já havia orado (veja 4-6; Hebreus 5:13-14). Seu apelo se baseia no fato que ele mesmo considera Onésimo como "filho...que gerei entre algemas" (10), "o meu próprio coração" (12). Como Filemom poderia recusar tratar bem um outro irmão tão amado?
Além do mais, o escravo foragido que havia perdido seu valor, com sua conversão a Cristo veio a ser um servo muito valioso tanto de Filemom como de Paulo (11,13-14). Antes Onésimo apenas servia para ajudar nas coisas materiais e passageiras; agora é irmão e servo verdadeiro, pronto para servir também nas coisas espirituais de importância eterna (15-17; veja Marcos 10:42-45; Gálatas 5:13-14).
Para que nada faça com que Filemom recuse aceitar Onésimo de volta, o próprio Paulo oferece pagar por qualquer dano que ele tenha sofrido por causa do escravo (18-19).
Reanima-me o coração (20-25). Por causa do caráter já provado de Filemom, Paulo sabe que ele fará a coisa certa em relação a seu novo irmão. Paulo vê isto como "benefício" a ele mesmo, pois novamente lhe dará motivo de alegria até nas algemas (20-21). E confiante que as orações dos Colossenses irão ajudá-lo a sair logo da prisão, ele pede que lhe arrume uma pousada para que ele possa visitá-los (22).
Ele termina a carta com saudações de outros "cooperadores" no evangelho, e com o desejo que a graça do Senhor seja com eles (23-25). Pois, é pela graça que, ao obedecer ao evangelho, todos os santos se tornam um como servos de Cristo Jesus (veja Gálatas 3:28).
Perguntas para mais estudo:
Por que Paulo chamaria alguém de "colaborador" ou "companheiro de lutas"? (1-2) Ele te chamaria assim?
O que confortava Paulo na prisão? (7)
Quais são as diferenças agora na relação entre Onésimo e Filemom? (8-21)
-por Carl Ballard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe