9/19/2008

1 Timóteo 5:1-25

1 Timóteo 5:1-25Como lidar com vários irmãos
Com os irmãos em geral (5:1-2). O jovem Timóteo precisava manter o relacionamento certo com cada membro da igreja. Ele não foi deixado em Éfeso para dominá-los, mas para exortá-los em amor (veja 1:3-5). Os membros da “casa de Deus” (veja 3:15) devem ser tratados como “pais”, “mães”, “irmãos” e “irmãs” no Senhor. Os idosos merecem respeito, e a conduta do evangelista entre os da mesma idade deve ser temperada com amor e cautela (5:1-2).
Com as viúvas (5:3-16). As viúvas entre os irmãos devem ser “honradas” (5:3). A palavra traz o duplo sentido de “respeito” e “recompensa” financeira (veja 5:4; compare Atos 6:1-2). Enquanto todas as viúvas devem receber “respeito” dos membros como “mães”, nem todas elas se qualificam para receber sustento financeiro da igreja. As seguintes regras determinam as “viúvas verdadeiras” que podem receber essa ajuda:
Não há filhos ou netos para cuidar dela (5:4, 8, 16). É necessário que os filhos tenham cuidado dos pais idosos porque isto é a vontade de Deus e evita que a igreja seja “sobrecarregada”.
Mente espiritual (5:5-6). A viúva verdadeira pensa nas coisas espirituais. O dinheiro da igreja não deve ser usado para sustentar quem vai se entregar aos prazeres da carne.
Idade suficiente (5:9, 11-15). A verdadeira viúva tem pelo menos 60 anos de idade. As mais novas devem casar e ter famílias para não cair nas tentações que vêm com uma vida sem direção.
Caráter provado (5:9-10). O caráter da viúva é provado pela sua fidelidade ao marido e pelas suas boas obras já reconhecidas entre os irmãos.
Com os presbíteros (5:17-19). Os presbíteros que “se afadigam” no seu trabalho com a palavra também merecem “dobrados honorários” pela igreja. Esta honra inclui ambos a possibilidade de um salário (5:17-18), e respeito pelo caráter dele. O trabalho do presbítero de atender pelo rebanho de Deus (veja Atos 20:28-32) o coloca como alvo dos que estão insatisfeitos. Por isso, a “honra” insiste que uma denúncia contra um presbítero seja aceita somente com testemunho incontestável (5:19).
Outros conselhos (5:20-25). Ao lidar com irmãos que “vivem no pecado”, às vezes é necessário repreendê-los publicamente como lição para todos (5:20). Tal ato é muito sério, e não deve ser feito “com parcialidade” ou “precipitadamente”, pois é possível pecar ao repreender alguém por motivos errados ou sem examinar os fatos (5:21-22). É melhor agir com paciência, pois com tempo os pecados se manifestam, assim como boas obras não permanecem escondidas (5:24-25).
Perguntas para mais estudo:
Como os membros da igreja devem ver e tratar um ao outro? (5:1-2)
É aresponsabilidade da igreja do Senhor cuidar de todas as viúvas? Quem é o primeiro responsável? Por quê? (5:3-16)
Quais são algumas maneiras que a igreja pode “honrar” um presbítero? (5:17-19)
-por Carl Ballard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe