9/19/2008

1 Timóteo 3:1-7

1 Timóteo 3:1-7"Uma Excelente Obra"
Na instrução para combater erro doutrinário em Éfeso, Paulo inclui ensinamento sobre os presbíteros. É o plano de Deus que cada igreja local eleja presbíteros qualificados (veja Atos 14:23; Filipenses 1:1; Tito 1:5). Paulo não oferece a Timóteo sugestões para esta escolha, mas dá qualificações, dizendo que "é necessário..." (3:2). Portanto, quem não tiver todas estas qualidades reveladas por Deus não deve ocupar o cargo de presbítero.
Qualificações dos bispos (3:1-7). As palavras "episcopado" (3:1) e "bispo" (3:2) traduzem uma só palavra grega (episkopos) que quer dizer "supervisar" ou "pastorear". Na Bíblia, bispos também são chamados de "presbíteros" ("anciãos"), e sua função é a obra de pastorear o rebanho de Deus (veja Atos 20:17-28). Logo, as palavras "pastor", "bispo", e "presbítero" descrevem o mesmo cargo, e a distinção feita entre elas por homens não tem base bíblica. Assim, o que é necessário para ser bispo é necessário também para ser pastor ou presbítero.
As qualificações do bispo ressaltam seu caráter provado como servo fiel a Deus, e nada têm a ver com posição social ou grau de escolaridade. Olhando para todas as qualificações juntas, tiramos algumas observações gerais sobre bispos:
O cargo de bispo é uma obra (3:1): "bispo" não é um mero título de honra, mas é uma obra de muita responsabilidade espiritual (note as fortes advertências de Paulo em Atos 20:28-32). Esta obra deve ser feita somente por homens preparados e qualificados pela palavra de Deus!
O bispo deve ser irrepreensível (3:2): a palavra "irrepreensível" fala da necessidade do bispo ser reconhecido por seu bom comportamento e domínio próprio. Veja como as outras qualificações descrevem esta qualidade: "temperante", "sóbrio", "modesto" (3:2); "não dado ao vinho", "não violento", "inimigo de contendas", "não avarento" (3:3); tendo "bom testemunho dos de fora" (3:7).
O bispo deve ser fiel em casa (3:2, 4-5):• Como "esposo de uma só mulher" (3:2), o bispo mostra fidelidade e respeito para a aliança feita por Deus (veja Mateus 19:6).
• Como quem governa "bem a própria casa" (3:4-5), o bispo mostra fidelidade em cuidar das almas dadas a ele por Deus (veja Salmo 127). Se os filhos o obedecem com respeito, isto mostra sua capacidade como líder e disciplinador, a qual será necessário para lidar com "crianças espirituais" na igreja (veja 1 Pedro 2:1-2).
[Estas qualificações exigem mais duas observações importantes: ŒO bispo deve ser casado e ter filhos. Na Bíblia não há bispos solteiros. O bispo tem que ser homem – "esposo". A Bíblia não menciona "bispas", "pastoras", ou "presbíteras".]
Perguntas para mais estudo:
Qual a distinção bíblica entre presbíteros, bispos e pastores? (3:1-2; Atos 20:17-28)
Qual o foco principal das qualificações dos bispos? (3:1-7)
Pelo que Paulo escreveu, podemos concluir que é a vontade de Deus que um pastor seja solteiro? Que seja uma mulher? (3:1-7; veja Tito 1:6)-por Carl Ballard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe