9/29/2008

Efésios 4:17-32

A edificação do corpo de Cristo envolve todos os membros (4:16). Para ter o crescimento desejado, cada pessoa que faz parte do corpo precisa se preocupar com seu próprio progresso espiritual. Neste parágrafo, Paulo fala sobre este crescimento pessoal.
O cristão não deve andar mais na vaidade que domina os pensamentos das pessoas do mundo (17).
**Obs.: Vaidade é algo que não tem valor, que é vazio. Os pensamentos que ocupam a mente carnal não têm valor e não levam para nada.
As pessoas sem Deus vivem na ignorância, fechando os corações às coisas espirituais que vêm do Senhor (18).
Com corações endurecidos, elas se tornam insensíveis e se entregam ao pecado (19).
Paulo deixa bem claro que a vida cristã é outra: "Mas não foi assim que aprendestes a Cristo" (20).
O conhecimento da verdade em Jesus exige uma transformação, deixando o velho homem e se revestindo do novo homem segundo a verdade (21-24).
**Obs.: A fé em Cristo não é mera aceitação intelectual de alguns fatos. Quando compreendemos a mensagem do evangelho, este conhecimento exige mudanças - mudanças radicais - em nossas vidas.
4:25-32
Baseando-se nos princípios já apresentados, Paulo sugere aqui diversas aplicações na prática. O cristão deve:
(1) Deixar a mentira e falar a verdade (25). Não há nada aqui de mentirinha. O servo de Deus segue a verdade e fala a verdade.
**Obs.: A palavra "mentira" aqui vem de uma palavra (pseudos) que quer dizer falsidade. O cristão deve rejeitar todas as formas de falsidade - falsas doutrinas e práticas religiosas, falsidade nos negócios e na vida particular. Deve falar a verdade e cumprir a sua palavra.
(2) Evitar pecados de ira (26-27). A ira descontrolada leva ao pecado. Devemos procurar soluções aos problemas e arrancar a ira pelas raízes no mesmo dia, não deixando brecha para o Diabo.
(3) Ganhar a vida por meios honestos (28). A pessoa que se converte a Cristo tem de abandonar qualquer prática desonesta e trabalhar honestamente. O trabalho não é somente para o sustento próprio, mas também para poder ajudar outras pessoas.
**Obs.: Você reconhece que Deus criou o homem para trabalhar? Antes do pecado, Deus já colocou Adão no jardim "para o cultivar e o guardar" (Gênesis 2:15; 2 Tessalonicenses 3:10-12). Preguiça não faz parte do caráter cristão. Quando trabalhamos e ganhamos, temos a responsabilidade de administrar os nossos recursos. No seu orçamento pessoal ou familiar, você tem costume de separar uma parte para ajudar os necessitados? Deveria!
(4) Controlar a língua, falando palavras boas que edificam (29-30). Uma palavra torpe é comunicação corrupta, não aquela que vem do autor da Vida para nossa edificação. Não devemos usar a língua para entristecer o Espírito Santo.
**Obs.: O Espírito Santo tem sentimentos. Este fato é uma das evidências que ele é uma pessoa, e não meramente uma força ativa como alguns ensinam.
(5) Tirar da vida as obras da carne (31-32). Paulo encerra este trecho com um resumo negativo e um positivo. No sentido negativo, devemos tirar as obras da carne (veja Gálatas 5:19-21). Positivamente, precisamos desenvolver as características boas que aprendemos de Deus (veja Gálatas 5:22-23).
**Obs.: Uns aos outros. Várias vezes nesta carta Paulo fala sobre responsabilidades mútuas entre cristãos (32; 5:21; etc.). Tais responsabilidades vêm da relação que os cristãos têm no corpo de Cristo: "porque somos membros uns dos outros" (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe