9/29/2008

Efésios 5:22 - 6:9

Para entender bem o trecho incluído neste estudo, temos de lembrar do finalzinho do último parágrafo. A terceira coisa que fazemos para nos encher do Espírito é sujeitar-nos "uns aos outros no temor de Cristo" (21). A submissão mútua é a base do ensinamento sobre várias relações humanas que estudaremos agora. Mulheres devem se submeter aos maridos mas, em outro sentido, os maridos devem se submeter às esposas. Filhos devem ser sujeitos aos pais, mas os pais se submetem aos filhos, também. Servos devem obedecer os seus senhores, mas o patrão serve o empregado! Vamos aprender mais!
5:22-33
Marido e mulher. Antes de considerar este texto, devemos observar que o ponto principal de Paulo é sobre a submissão da igreja a Cristo, o perfeito marido. Mas, ele aproveita esta questão para ensinar, também, sobre o casamento. Também, note que ele não fala aqui de obediência condicionada na atitude do outro. A mulher deve ser submissa, independente da atitude do marido. Ele deve amá-la, mesmo se ela não for submissa. Cada um deve cumprir seu papel.
As mulheres devem ser submissas aos maridos (22-24). "Como ao Senhor" (22) mostra que há uma lealdade maior atrás deste mandamento. Quando a mulher olha para o seu marido, deve se imaginar que Jesus esteja atrás dele apoiando as suas palavras. Mas, se o marido pedir algo que claramente contradiz a palavra de Deus, ela deve obedecer Cristo e não o homem (Atos 5:29). Observe bem este ponto. Ela deve obedecer tudo que ele diz que não conflite com a palavra de Deus. Mesmo se ela não goste da decisão dele ou não a ache sábia, ela deve cumprir a palavra do marido. Mas, se ele pedir que ela peque, terá que desobedecê-lo.
Da mesma forma, a igreja deve fazer tudo que Cristo manda, mesmo quando a palavra dele for difícil. Ele é o marido perfeito, e nós não temos direito de recusar nenhuma palavra dele.
Os maridos devem amar as suas esposas (25-30). Se acharmos difícil a submissão que Paulo exige das mulheres, devemos pensar mais sobre o amor que ele requer dos maridos! O homem deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja! O amor aqui é a forma mais elevada de amor sacrificial. Ele procura o bem-estar do amado acima dos seus próprios interesses. Jesus se entregou, sacrificando a própria vida, para salvar a igreja. O marido deve fazer tudo para salvar a sua esposa, até dando a própria vida.
**Obs.: Você daria sua vida por sua mulher? Podemos pensar que mostraríamos grande coragem para proteger as nossas esposas. Se alguém assaltasse a sua esposa, você tomaria uma bala para salvar a vida dela? Mas são poucos os casos onde tal heroísmo seja necessário. O que devemos fazer é reconhecer um compromisso absoluto de dedicar as nossas vidas todos os dias ao bem-estar das nossas esposas. Se daria a vida num ato heróico, deve estar disposto a se gastar servindo a ela no dia-a-dia ao longo dos anos.
Jesus purificou a igreja (26). Alguns fatos importantes aqui: (1) Na aplicação ao casamento, entendemos que o homem deve se dedicar à salvação da sua mulher. O homem que ama a sua mulher jamais tentaria envolvê-la no erro. Sempre procurará ser um bom líder espiritual, conduzindo a sua família no caminho de Cristo. (2) No "casamento" de Cristo com a igreja, aprendemos que Jesus santifica e purifica a igreja "por meio da lavagem de água pela palavra". Para entender esta afirmação, precisamos lembrar que a igreja não é uma instituição; é pessoas chamadas para fora do mundo. Então, ele santifica e purifica pessoas. Como? "Por meio da lavagem de água" claramente se refere ao batismo, pelo qual entramos em Cristo (Mateus 28:18-20; Marcos 16:16; João 3:5; Atos 2:38; 22:16; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:26-27; Tito 3:5; 1 Pedro 3:20-21). "Pela palavra" deixa bem claro que aprendemos sobre Cristo e a necessidade do batismo pela pregação do evangelho dele. O batismo citado aqui é de pessoas capazes de ouvir a palavra e tomar as suas próprias decisões.
Ele quer uma igreja pura (27). Da mesma forma que cada pessoa que entra em Cristo é purificada dos seus pecados, deve se manter pura e sem defeito. Se cada pessoa se mantiver santa, a igreja toda será pura e gloriosa.
O marido deve amar a esposa como a si mesmo (28-29). Estes versículos condenam o egoísmo que alguns homens mostram em relação às esposas. Elas devem ser valorizadas e bem cuidadas por maridos carinhosos.
Somos membros do corpo de Cristo (30). Assim, ele cuida de cada um!
Paulo repete o princípio original do casamento (31; veja Gênesis 2:24; Mateus 19:5). O homem deixa os seus pais e se une a sua mulher, os dois se tornando uma só carne. No casamento, a lealdade se transfere dos pais à esposa.
A mensagem de Paulo neste trecho se refere principalmente a Cristo e à igreja, mas tudo que falou sobre o casamento é válido (32-33).
6:1-4
Filhos devem:
(1) Obedecer aos pais (no Senhor, ou seja, enquanto as instruções dos pais não contradizem a vontade de Deus - veja Atos 5:29).
(2) Honrar aos pais.
Pais devem:
(1) Não provocar os filhos à ira.
(2) Criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor.
6:5-9
Servos devem:
(1) Obedecer os seus senhores.
(2) Não servir para agradar aos homens, e sim ao Senhor.
Senhores devem:
(1) Tratar os servos com respeito.
(2) Evitar ameaças.
(3) Lembrar que todos - os senhores e os servos - são servos do mesmo Pai, e que ele não faz acepção de pessoas.
**Obs.: Embora não estejamos hoje debaixo de um sistema de escravidão, como na época de Paulo, os princípios aqui podem ser bem aplicados na conduta de empregados e patrões. O cristão deve ser o empregado modelo ou o melhor chefe em qualquer ambiente, porque respeitará a vontade de Deus na maneira de tratar outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe