4/13/2011

Ezequiel 33:1 - 35:15

Estes três capítulos apresentam as últimas das profecias “negativas” do livro de
Ezequiel. Servem como um resumo das mensagens do livro sobre o castigo do
povo de Judá, e acrescentam mais uma profecia sobre os edomitas. A partir do capítulo 36,
a mensagem do livro se torna positiva, com promessas da restauração dos fiéis à comunhão com
Deus.
Nos capítulos incluídos nesta lição, Deus fala novamente sobre o papel do profeta como atalaia,
condena os líderes maus do povo, e fala do seu próprio cuidado de Israel como o bom pastor. Em
contraste com a salvação que viria para o povo de Israel, ele fala novamente do castigo dos
parentes ao sul, os descendentes de Esaú.
I. A Culpa pelo Pecado de Judá (33:1-34:10)
A. Neste resumo da mensagem do livro, Deus considera quatro possíveis respostas a uma
pergunta implícita: Quem é culpado pelo pecado de Judá?
1. O atalaia? (33:1-16)
2. Deus? (33:17-20)
3. O povo? (33:21-33)
4. Os líderes/pastores? (34:1-10)
B. O papel do atalaia (33:1-16)
1. Se o atalaia tocar a trombeta para avisar o povo da chegada da espada e o povo não
der importância ao aviso, o próprio povo será responsável pela sua morte, e o atalaia
ficará sem culpa, porque avisou (33:1-5; cf. Jeremias 6:17)
2. Se o atalaia não avisar o povo,ainda assim este sofrerá o ataque, mas o atalaia será culpado por não ter avisado(33:6)
3. Deus repete os comentários sobre o atalaia que já foram considerados no estudo do capítulo 3 (33:7-16).
Este trecho, praticamente no fim das profecias sobre o castigo de Israel, serve para encerrar
este aspecto da missão de Ezequiel,mostrando que o profeta foi fiel em cumprir sua tarefa
4. O atalaia, Ezequiel , foi responsável pela culpa de Judá?
Não!
C. O povo acusa Deus de culpa (33:17-20)
1. Apesar de todas as explicações e provas já oferecidas neste livro, o povo de Israel negava sua culpa e ousou questionar a justiça de Deus (33:17,20)
2. Mas o problema foi o caminho torto do povo (33:17)
3. Deus repete os princípios básicos da sua justiça:
a. Se o justo abandonar a justiça, será condenado (33:18)
b. Se o perverso abandonar a sua injustiça, será salvo (33:19)
c. Cada um será julgado segundo seus próprios atos (33:20)
4. Deus foi responsável pela culpa do povo? Não!
D. Ezequiel recebeu um homem que havia escapado quando Jerusalém caiu (33:21-22). A
data dada aqui seria aproximadamente um ano e cinco meses depois da destruição do
templo. A menção aqui pode servir para frisar a realidade do castigo no meio de uma parte
do livro que trata da responsabilidade por este fato triste
E. A culpa do próprio povo na destruição de Jerusalém (33:23-33)
1. Alguns judeus evidentemente se confortavam em possuir as ruínas na terra,
acreditando que Deus lhes havia dado a terra irrevogavelmente. A noção que Deus
expulsaria seu povo da terra parecia inacreditável (33:23-24)
2. Deus lhes oferece uma explicação da realidade, mostrando que o julgamento dele foi
real, e que eles o trouxeram sobre si (33:25-29)
3. Quando Ezequiel pregava, muitas pessoas elogiaram as suas mensagens, mas não
fizeram a aplicação para mudarem a própria vida. Estas pessoas reconheceriam que
ele havia servido como profeta de Deus somente quando já era tarde demais (33:30-
33). Devemos aprender a lição deste trecho. Não adianta nada elogiar pessoas que
apresentam boas mensagens sobre a palavra de Deus se não fizermos a aplicação para
mudar as nossas vidas (cf. Tiago 1:21-25)
4. O povo judeu foi responsável pelo seu próprio declínio? Sim!
F. A culpa dos líderes da nação no castigo de Israel (34:1-10)
1. Esta palavra é dirigida aos pastores de Israel, os líderes que deveriam ter cuidado das
almas do povo (34:1-2)
2. Ao invés de alimentar e proteger o rebanho, estes líder e satisfaziam seus desejos egoístas e prejudicavam o rebanho (34:3-4)
3. Sob esta liderança irresponsável e cruel, o rebanho foi espalhado e maltratado (34:5-6)
4. Deus culpou os pastores por não cuidar do rebanho dele, e prometeu livrar as ovelhas dos
maus tratos destes líderes (34:7-10)
5. Os pastores de Israel foram culpados na queda da nação?
Com certeza!
II. Deus Estabeleceria um Bom Pastor sobre Israel (34:11-31)
A. Deus já falou da sua decepção com os pastores de Israel, e agora fala da solução para o
problema do seu rebanho, Israel
B. Deus disse que ele procuraria as ovelhas dispersas para conduzir seu rebanho a bons
pastos (34:11-16). Compare 34:16 com textos que falam do cuidado dos cristãos para
seus irmãos (cf. 1 Tessalonicenses 5:14; Hebreus 12:12-13; Gálatas 6:1-2; Tiago 5:19-20)
C. O rebanho ainda seria julgado pelo pastor, separando aqueles que não pertenciam ao
rebanho (34:17-19). Alguns do próprio rebanho (não esqueça de que os pastores maus
faziam parte do rebanho de Israel) seriam rejeitados por serem ovelhas gordas que
beberam as águas claras e as sujaram para prejudicar as outras ovelhas
D. Para fazer a separação entre as ovelhas e proteger as boas, Deus poria sobre elas um só
pastor, Davi (34:20-24)
1. Davi seria pastor e príncipe (uma palavra que freqüentemente significa “rei” em
Ezequiel)
2. Este trecho olha para o papel do bom pastor no reino messiânico (cf. João 10:1-30)
3. Jesus não era, literalmente, Davi, mas um descendente do segundo rei de Israel que
mostrou as qualidades daquele rei/pastor
E. Israel teria o prazer das bênçãos da comunhão com Deus neste estado restaurado (34:25-
31)
1. Ainda descrevendo os homens do reino figuradamente como ovelhas num rebanho
(34:31), este trecho descreve as bênçãos de Israel restaurado em termos de proteção
e sustento físico
2. O povo de Deus seria protegido de bestas-feras, ataques de inimigos, etc.
3. Receberiam “chuvas de bênçãos” sob a proteção do bom pastor
4. O ponto principal destas bênçãos é a comunhão com Deus (34:30-31)
III. Edom Seria Castigado (35:1-15)
A. Os edomitas haviam se regozijado com o sofrimento de Israel (cf. 25:12-14; Obadias 10-
14). Agora, Israel seria abençoado e Edom, destruído
B. O castigo de Edom seria severo (35:1-15)
1. Monte Seir representa o povo de Edom (35:2,15)
2. Edom foi condenado por suas atitudes e por seus atos contra Israel
3. Deus faria de Edom “extrema desolação” (35:7)

Um comentário:

  1. gostei muito das explicações aqui encontradas e que Deus continue usando o irmão nesse ministerio

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Deus Abençôe