4/09/2011

ezequiel 43:1-45:8

I. A Glória do Senhor Entra no Templo (43:1-9)
A. Lembramos que a glória do Senhor saiu do templo e da cidade para o oriente (11:23)
B. A glória do Senhor veio do oriente, com as manifestações do poder divino – a voz, a luz
brilhante (43:1-3)
C. A glória do Senhor entrou no templo e encheu a casa (43:4-5). Comparamos este relato
à dedicação do tabernáculo (Êxodo 40:24-38; Números 9:15-16) e do templo (2 Crônicas
7:1-3)
D. Do interior do templo, Deus falou para Ezequiel e o homem (que media o templo) que ele
habitaria para sempre na presença do povo, e que o povo não profanaria mais o nome dele
com suas prostituições e outras impurezas (43:6-9; cf. 37:26-28; Jeremias 32:38-41; Isaías
52:10-12; 2 Coríntios 6:16-18)
II. A Santidade do Templo e as Medidas do Altar dos Holocaustos (43:10-27)
A. Deus mandou que Ezequiel mostrasse a perfeição deste templo para o povo de Israel, para
que o povo ficasse envergonhado por ter praticado abominações antes (43:10-11)
B. Ele frisou a santidade total deste templo (43:12)
C. Ele mediu o altar dos holocaustos, que seria abordado por uma escada do lado oriental
(43:13-17)
D. Os sacerdotes levitas, da família de Zadoque, ofereceriam os holocaustos neste altar
(43:18-19). Chegaremos ao motivo desta escolha dos descendentes de Zadoque no
capítulo 44. Por enquanto, devemos observar a ênfase na santidade daqueles que entram
o templo
E. As instruções sobre os holocaustos pelo pecado parecem com as orientações dadas a
Moisés e Arão na purificação do altar no tabernáculo e no início do serviço dos sacerdotes
(43:20-27; cf. Êxodo 29:35-37; Levítico 8:33-36)O Atalaia de Israel 69
III. O Acesso ao Templo Limitado aos Puros (44:1-27)
A. A porta do oriente, pela qual Deus havia entrado, permaneceria fechada, não permitindo
que outros entrassem pelo mesmo caminho (44:1-2). Encontramos uma exceção a esta
regra em 46:1, onde a porta seria aberta aos sábados e na Festa da Lua Nova
B. O príncipe assentaria diante do Senhor para comer o pão (44:3)
C. O homem levou Ezequiel à porta do norte, e pediu que observasse as restrições sobre o
acesso ao santuário (44:4-14)
1. Relembrou o povo das abominações do passado, quando permitiam a entrada de
pessoas impuras (44:6-8)
2. Estrangeiros incircuncisos não poderiam entrar (44:9)
3. Os levitas que haviam se desviado de Deus poderiam ajudar no serviço como guardas,
etc., mas não entrariam na presença de Deus para o serviço sacerdotal (44:10-14)
D. O serviço dos sacerdotes da família de Zadoque (44:15-27)
1. A família de Zadoque foi destacada por sua fidelidade aos reis Davi e Salomão em
períodos de crise nacional (44:15-16; cf. 2 Samuel 15:24-29; 1 Reis 1:5-10,32-49;
2:26-27,35)
2. Deus deu diversas orientações sobre o serviço destes sacerdotes diante dele (44:17-27)
a. Sobre as vestes e os cabelos (44:17-20)
b. Sobre o consumo de vinho (44:21)
c. Sobre o casamento (44:22)
d. Sobre o trabalho de ensinar o povo (44:23)
e. Sobre o papel dos sacerdotes como juízes (44:24)
f. Sobre a sua purificação (44:25-27)
IV. A Área Santa Preservada na Repartição da Terra (44:28 - 45:8)
A. Deus seria a herança dos sacerdotes (44:28; cf. Números 18:20)
B. Eles seriam sustentados pelas ofertas do povo (44:29-31; cf. Números 18:21-24)
C. Deus designou as medidas da porção santa da terra de 25.000 por 10.000 côvados, com
o santuário, de 500 por 500 côvados, no meio (45:1-4). Os sacerdotes ocupariam esta área
D. Os levitas teriam uma área anexa de igual tamanho (45:5)
E. Do outro lado, uma área de 25.000 por 5.000 côvados pertenceria à cidade (45:6)
F. Ao lado ocidental e ao lado oriental, o príncipe teria a sua herança até as fronteiras da terra
(45:7-8)
Conclusão: Para Deus habitar neste templo, seria importantíssimo manter a santidade. O templo
em si e toda a área ao redor dele teriam que refletir a santidade do Senhor. Somente as pessoas
purificadas e aceitas por Deus teriam acesso ao santuário. Os sacerdotes teriam que respeitar a
santidade do Senhor. Até a divisão do território próximo serviria para manter a separação entre o
puro e o imundo. Esta casa, a habitação de Deus, precisa ser pura

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