3/30/2011

Oséias 8

8:1-6

A trombeta soa o alarme! O castigo divino vem sobre o povo por causa da sua rebeldia (1; veja Ezequiel 33:1-3).

No mesmo espírito de arrependimento insincero (veja 5:15 - 6:4), o povo apela a Deus como um amigo esperando a proteção (2).

Mas Deus não seria enganado. Israel merecia o castigo (3-6). Entre os pecados deles:

(1) Rejeitar o bem

(2) Estabelecer seus próprios reis e príncipes, não os de Deus

(3) Fazer ídolos

(4) Mostrar-se incapazes da inocência/pureza

**O bezerro de Samaria refere-se ao bezerro de ouro erigido por Jeroboão I, o símbolo da idolatria do reino do Norte (veja 1 Reis 12:25-33). Nenhum ídolo, sendo meramente obra de artífice, pode se comparar a Deus (6; veja Isaías 44:1-20).

**Obs.: Incapazes da inocência (5). Este povo, depois de séculos de rebeldia, ficou cauterizado e endurecido no pecado. Perderam a inocência da juventude e se mostraram resistentes à verdade. É extremamente difícil desenvolver de novo a pureza que deve caracterizar o servo do Senhor. Ezequiel desafiou o povo com a mesma idéia, dizendo que precisavam criar dentro de si um coração novo (Ezequiel 18:31). Tal transformação é possível somente pelo poder de Deus (Ezequiel 36:26; Salmo 51:10).

8:7-14

"Semeiam ventos e segarão tormentas" (7). É bem estabelecido e conhecido o princípio de Deus que o homem ceifará o que semeia (Gálatas 6:7). Aqui, Deus mostra que o pecado do povo traria uma conseqüência maior do que imaginavam.

Israel "está entre as nações como coisa de que ninguém se agrada" (8-9). Deus usa, de novo, a figura de uma esposa adúltera (compare com 2:2-13; Ezequiel 16). Ela se torna tão feia e mal-tratada, devido aos anos de prostituição, que ninguém mais a quer. Até paga os amantes ("mercou amores").

**Obs.: Os amantes de Israel foram os falsos deuses e as nações com as quais tentaram fazer alianças para proteção. Como mulher adúltera, ela pagaria tributo, mas ninguém conseguiria protegê-la (8-10).

Efraim pecou contra Deus, multiplicando altares (11).

**Obs.: No Velho Testamento, Deus autorizou um lugar para manter o altar dele e fazer sacrifícios (Deuteronômio 12:1-14). Eles multiplicaram altares, voltando à idolatria que os antigos habitantes da terra praticavam. Se Deus expulsou aquelas nações por tal prática, claramente expulsaria Israel da terra.

A atitude do povo em relação aos mandamentos de Deus (12-14):

(1) Não deram a mínima importância às leis de Deus.

(2) Fizeram sacrifícios, não para agradar a Deus, mas porque gostavam da carne.

(3) Esqueceram de Deus e confiaram nas obras do homem.

A atitude de Deus em relação ao povo pecaminoso (13-14).

(1) Não aceita os sacrifícios egoístas deles.

(2) Lembra-se das iniqüidades deles.

(3) Castiga o pecado.

(4) Manda o povo para o Egito (representando o cativeiro na Assíria - veja 11:5).

(5) Envia fogo contra as cidades e palácios de Israel.

**Obs. Adoração egoísta? Parece impossível? O povo de Israel fazia sacrifícios porque eles gostavam da carne, não para agradar a Deus. Quantas pessoas hoje "adoram" a Deus porque elas gostam da música e de outros aspectos do "louvor"? Será que a nossa adoração pode tornar-se egoísta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe