3/24/2011

Miquéias 2 ; 1 a 5

Neste trecho encontramos uma das acusações de Deus contra seu povo: seriam castigados por causa da injustiça e opressão.

Estes opressores nem esperaram o dia começar. Já de madrugada, ainda deitados, tramaram seus planos contra os outros. Logo no início do dia, já praticam o mal. Por quê? Simplesmente porque eles têm poder para fazer isso (1).

**Obs.: “Porque o poder está em suas mãos”: Miquéias obviamente se refere aos ricos e aos líderes que usaram as suas posições de poder para maltratar os pobres. O poder, seja econômico ou político, não deve ser usado para ganhar vantagem sobre os menos poderosos. O rico deve ser generoso (veja 1 Timóteo 6:17-19). O governante deve proteger os justos (veja Romanos 13:4). O senhor deve tratar os seus servos com justiça (Colossenses 4:1).

Os opressores tomam as posses dos outros sem mostrar compaixão ou consideração pelas vítimas (2). Como Jezabel tomou a vinha de Nabote para agradar ao marido, Acabe, outros tomaram as terras e as casas dos vizinhos pelas práticas corruptas e desonestas.

Os arrogantes ricos e líderes não teriam como esconder do castigo que Deus traria. “O tempo será mau” sugere o sofrimento vindouro.

Deus inverteria totalmente a situação. Os opressores seriam oprimidos. Os que tomaram as posses dos outros perderiam tudo aos saqueadores.

**Obs.: Lançando o cordel sem medir possessões. A lei dada aos israelitas exigiu respeito pelos marcos separando as propriedades (terrenos, campos, etc.). Veja Deuteronômio 19:14; 27:17; Provérbios 22:28; 23:10. Mudar os marcos foi considerado uma infração grave, que traria a ira do Senhor sobre o culpado (Oséias 5:10). Trazendo estas informações ao texto de Miquéias 2, entendemos que os opressores tiraram os marcos e tomaram as propriedades dos outros. Agora, depois do castigo que Deus trouxe contra eles, ninguém (nem os líderes e ricos culpados) consegue medir alguma herança. Tomaram dos outros, e Deus tomou tudo deles.

*Obs.: Se nós esperamos medir a possessão de uma herança eterna, devemos respeitar os antigos marcos postos por Deus. Ninguém tem direito de ultrapassar os limites que o Senhor tem revelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe