3/24/2011

Miquéias 2 ; 6 a 11

“Não babujeis tais coisas” (6). Depois do aviso de castigo dado nos versículos 4 e 5, o povo, e especialmente alguns líderes, rejeitam a palavra e negam a possibilidade de tal punição. Rejeitaram a advertência de Miquéias.

O significado do versículo 7 é obscuro. É difícil discernir quem disse o que. Algumas traduções apresentam estas palavras como vindo dos ricos opressores ou seusfalsos profetas, e outras sugerem que o próprio Miquéias esteja falando. Em qualquer caso, o resultado é o mesmo: Deus responde dizendo que ele faz bem aosque andam retamente.

Embora Deus abençoe os que fazem bem, o povo de Israel não estava fazendo bem (8-9). Ele se levantou contra Deus e começou a agir como seu inimigo. Como?

Quando se posicionaram contra os pobres, tomando suas roupas e expulsando mulheres e crianças de casa, os opressores ricos se tornaram inimigos de Deus.

**Obs.: O segundo maior mandamento de Deus é “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). A maneira como tratamos outras pessoas tem tudo a ver com a nossa comunhão com Deus (veja Mateus 25:40; Tiago 2:15-17; 1 Pedro 3:7). As pessoas que abusam do seu poder para oprimir os pobres e inocentes não demonstram o amor de Deus.

Da mesma maneira que os opressores expulsaram as mulheres e crianças, Deus os expulsaria da terra (10). O motivo da destruição: “a imundícia que destrói”.

**Obs.: Pessoas que querem fugir das suas responsabilidades diante do Senhor argumentam, às vezes, que não conseguem aceitar a idéia de um Deus que se vinga e que castiga suas criaturas. Assim, desviam a atenção de sua própria responsabilidade e tentam jogar toda a responsabilidade sobre Deus. Sempre devemos lembrar que é a imundícia que destrói, que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Deus aplica a justiça, mas o pecador é responsável por sua própria morte.

Um povo que foge da responsabilidade, querendo justificar as suas imundícias, procura pregadores que agradam a ele, e não que falam a verdade (11).

**Obs.: Nada mudou! Até hoje, os homens gostam de pregadores que agradam a eles, pregando mensagens que prometem muito e exigem pouco (2 Timóteo 4:3).

Não é difícil achar tais pregadores. Muitos querem conformar a mensagem ao mundo e às mudanças da cultura moderna, ao invés de transformar as pessoas com a palavra viva e eficaz que foi entregue uma vez por todas aos santos (veja Romanos 12:1-2; Hebreus 4:12; Judas 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe