9/29/2008

Efésios 2

2:1-3
Vos, vós, vossos (1). Paulo já começou a falar sobre os gentios no capítulo 1 ("...em quem também vós..." - 1:13), e agora fala especificamente do pecado e da salvação deles pela graça de Deus.
**Obs.: "Ele vos deu vida" (1, ARA2): estas palavras não se encontram no texto original do versículo 1. São do versículo 5 e foram colocadas aqui pelos tradutores. Paulo não começou o seu argumento com a salvação, e sim com o problema do pecado: "Estando vós mortos...". Precisamos reconhecer o problema do pecado para apreciar a importância e o valor da salvação.
Estávamos mortos no pecado (1). É possível estar fisicamente vivo e espiritualmente morto (o caso do pecador). Também, é possível estar fisicamente morto e espiritualmente vivo (veja Mateus 22:32; Apocalipse 6:9-11).
O mundo jaz no pecado, segundo o espírito da desobediência. Nós cristãos, antes de nos convertermos ao Senhor, andávamos no pecado (2-3).
**Obs.: A vontade da carne e dos pensamentos (3) mostra que os maus desejos dos homens vêm tanto da carne (lascívia, etc. - veja Gálatas 5:19-21) como dos pensamentos (incluindo orgulho, filosofia, etc. - veja 2 Coríntios 10:4-5; Colossenses 2:4,8).
2:4-10
"Mas Deus" (4). A resposta ao problema do pecado é único: Deus! A riqueza da sua misericórdia e do seu amor ultrapassa a pobreza e a podridão do nosso pecado.
Ele nos deu vida (5-6). A salvação não vem de nós, porque estávamos mortos! Não nos ressuscitamos; ele nos ressuscitou!
Ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo (6; veja 1:3).
**Obs.: Note o paralelo entre Jesus e nós. Jesus morreu, ressuscitou, e subiu aos lugares celestiais onde permanece com o Pai. Nós morremos, fomos ressuscitados pelo Senhor, e ele nos transportou aos lugares celestiais onde permanecemos com Deus.
A intenção de Deus é mostrar a sua graça às futuras gerações (7).
A salvação é pela graça, não por obras de mérito (8-10). Estes versículos contêm, na minha opinião, o mais completo resumo do plano da salvação encontrado na Bíblia. Devemos entender bem a grande afirmação de Paulo aqui.
(1) A graça inclui tudo que Deus faz para nossa salvação: a vida e a morte de Cristo, a sua ressurreição, a revelação do evangelho, o amor de Deus, o sangue de Jesus, a pregação da palavra, etc. A graça é tudo que Deus tem feito desde a eternidade para efetuar a nossa salvação. Não temos direito de negar nenhuma parte da obra de Deus.
(2) A fé inclui tudo que o homem faz para a salvação: ouvir e aceitar a palavra de Cristo, arrepender-se dos pecados, confessar a fé, ser batizado para remissão dos pecados, perseverar firme no Senhor. Não temos direito de negar nenhuma coisa que Deus nos pede, pois mostramos a fé pela obediência a ele.
(3) Não de obras. Ele exclui aqui qualquer tipo de obra de mérito. Ninguém jamais será capaz de se salvar. Dependemos da graça de Deus.
(4) Criado para obras. Embora não nos salvemos por obras de mérito (9), devemos praticar as boas obras designadas por Deus (10). A fé do discípulo de Cristo é uma fé operante (Tiago 2:14-26).
**Obs.: Andar no que? Este trecho apresenta a opção que cada pessoa encara: andar segundo as inclinações da carne no pecado (1-3) ou andar segundo a vontade de Deus nas boas obras que ele preparou (10).
2:11-22
Este trecho apresenta dois aspectos importantes do ministério da reconciliação de Jesus:
(1) Reconciliação entre judeus e gentios.
(2) Reconciliação entre homens e Deus.
O estado anterior dos gentios (11-12). Os gentios andavam sem Cristo, sem comunhão com o povo de Israel, sem as alianças da promessa, sem esperança e sem Deus.
O estado dos gentios em Jesus (13). Foram aproximados pelo sangue de Cristo.
A reconciliação em Jesus (14-16). Jesus é a nossa paz (o "Príncipe da Paz" - veja Isaías 9:6). Ele derrubou a parede de separação (inimizade) entre judeus e gentios, abolindo a lei que separava os povos. Assim, todos têm acesso ao Pai por meio de Jesus.
**Obs.: A linguagem de Paulo aqui é forte e inegável. Uma vez que Jesus cumpriu a lei (Mateus 5:17-18), ele a aboliu e deu uma nova aliança que inclui judeus e gentios (veja Gálatas 3:14-26; Hebreus 8:7-13; 10:1,9-10; Colossenses 2:13-14; Romanos 7:6).
**Obs. Paulo fez distinção para mostrar que não há distinção! O uso de "nós" e "vós" faz uma distinção entre judeus e gentios. Mas o propósito dele é de mostrar que não há distinção em Cristo. Tanto judeu como gentio recebem a salvação pelo sangue de Jesus.
**Obs.: Na cruz, Jesus destruiu a inimizade. Que ironia que o instrumento de inimizade empregado pelo inimigo fosse usado por Jesus para trazer paz e reconciliação.
2:17-22
A obra de Jesus seria incompleta se a mensagem não fosse divulgada. A mensagem da paz foi comunicada a outros, dando acesso ao Pai no Espírito (17-18).
Os que eram estrangeiros e peregrinos (veja o versículo 12) agora são concidadãos e membros da família de Deus (19).
A família de Deus (a igreja) é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas. Jesus é a pedra angular (20, veja 1 Pedro 2:4-10).
Cada parte do edifício precisa crescer para glorificar o Senhor, quem habita em nós (21-22).

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