Êxodo quer dizer "saída", e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. O livro tem quatro partes principais: 1) A libertação dos hebreus; 2) a viagem até o monte Sinai; 3) o acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas; 4) a construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.
Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele libertou o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro.
A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu para tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado "EU SOU QUEM SOU". O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.
Segundo Livro do Antigo Testamento.
Autor: Moisés, por volta de 1.440 A.C.
Período histórico abrangido: desde a provação dos filhos de Israel no Egito, passando pela saída (êxodo) para a terra prometida até os acontecimentos da caminhada do povo no deserto (1.446 A.C.).
Total de Capítulos: 40
Em Êxodo estão registrados os maiores milagres do AT, como:
1A sarça ardente que não se consome (Ex 3)
2 Poderes divinos concedidos a Moisés (Ex 4)
3 As dez pragas sobre o Egito (Ex 7-12)
4 A passagem do Mar Vermelho (Ex 14.15-31)
5 O Maná e as provisões alimentares no deserto (Ex 16)
Personagens principais: Deus (Libertador), Faraó, Moisés (líder do povo), Arão (sacerdote).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus Abençôe