11/07/2008

LIVRO DE ZACARIAS

Zacarias é um dos livros proféticos do Antigo Testamento, possui 14 capítulos. Conhecido como o profeta da Restauração e Glória, Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia. A diferença entre Esdras 5:1, Esdras 6:14 e Zacarias 1:1, pode ser explicada, facilmente. Provavelmente seu pai falecera durante sua infância, e então, seu avó Ido (Neemias 12:4 e 16) o criou.
Assim ele era sacerdote e também profeta. Os três nomes são sugestivos quando reunidos: Zacarias "Jeová lembra" – Baraquias "Jeová abençoa" – Ido "o tempo determinado". Assim, esses três nomes formam uma chave para a interpretação do livro. Notemos as palavras chaves do livro: "zelo"- "zelei" – "grande zelo".
Zacarias era contemporâneo de Ageu, sendo o menor dos dois (Zacarias 2:4). Iniciou seu ministério profético dois meses depois da profecia de Ageu (compare Ageu 1:1 e Zacarias 1:1). Sua missão era a de animar aos desalentados, a quem animava profetizando, em termos ardorosos, da glória que, no futuro, havia de vir à Israel.
Tendo como mensagem principal: "o amor e cuidado de Deus pelo Seu povo", neste livro está o método divino, para animar: desviar o nosso olhar das tristezas do presente, para vermos as glórias do futuro. Zacarias exerceu seu ministério por 3 anos. Dos antigos e inspirados videntes, Zacarias era um dos maiores. Seu 14 capítulos estão repletos das mais notáveis visões do Velho Testamento. Era um grande poeta, e assim um companheiro apropriado para o simples e prático Ageu.
Sinopse
Exortação inicial (Zacarias 1:1-6)
Seção I. Uma série de oito visões
1. O homem entre as murteiras e os cavalos (Zacarias 1:7-17). 2. Os quatro chifres e os quatro carpinteiros (Zacarias 1:18-21). 3. O homem com o cordel de medir (Zacarias capítulo 2). 4. A purificação do sumo sacerdote (Zacarias capítulo 3). 5. O candeeiro de ouro e as duas oliveiras (Zacarias capítulo 4). 6. O rolo volante (Zacarias 5:1-4) 7. A mulher no efa (Zacarias 5:5-11)8. Os quatro carros (Zacarias 6:1-8), e a coroação do sumo sacerdote (Zacarias 6:10-15).
Seção II. A resposta à delegação de Betel acerca dos jejuns. Ao final, os jejuns se converterão em festas, caps. 7-8
Seção III. Predições acerca de um período da história dos judeus e uma visão final do reino de Deus, caps. 9-14
Visão Geral
O livro está dividido em duas partes principais: a primeira recai em 3 seções e a segunda em duas. Abrangem cinco mensagens, separadas e distintas.
O livro não se compõe de profecias já cumpridas, como muitos o desejariam e, na maior parte, sem cumprimento ainda. Mesmo algumas profecias que pareciam cumpridas estão evidentemente só parcialmente cumpridas.
1ª DIVISÃO – APOCALÍPTICA – CAP. 1 – 8
1. Primeira Mensagem – Zacarias 1:1-6Uma chamada fervorosa ao arrependimento. Lembrou os pecados de seus pais, (Zacarias 1:2), do cativeiro que resultou (Zacarias 1:6) e exortou-os a fugir daqueles pecados (Zacarias 1:4). Ao lamentar sua grandeza passada, não devem esquecer a causa. A destacar que tanto juízos como bênçãos nos seguem e nos podem atingir.
2. Segunda Mensagem – Zacarias 1:7 – Cap. 6Oito visões dadas em uma noite, e todas para animação.
I. O lado material da prosperidade futuraa) As murteiras (Zacarias 1:7-17). Israel por baixo, pisado, mas contemplado e lembrado em oração.b) Chifres e ferreiros (Zacarias 1:18-21). Predizendo a derrota dos inimigos de Israel. c) Um cordel para medir (Zacarias 2:1). Revelando a prosperidade gloriosa de Jerusalém como resultado da derrota dos inimigos.
II. O lado espiritual da prosperidade futurad) Josué, o Sumo sacerdote (Zacarias 3:3). Um quadro da corrupção nacional purificada e a restauração da nação ao serviço sacerdotal.e) O castiçal (Zacarias 4:2). Resultando em Israel capacitar-se para ser o luzeiro de Deus ao mundo. f) Rolo voante (Zacarias 5:1-4). Israel torna-se uma força moral no mundo por meio da Palavra de Deus.g) O efa (Zacarias 5:5-11). Aplicação da Lei de Deus. h) Quatro carros (Zacarias 6:1-8). Uma agência trabalhando a favor de Israel.
3. Terceira Mensagem – Zacarias capítulos 7 e 8a) Esta terceira mensagem foi transmitida quase dois anos depois. b) É uma resposta quádrupla a uma inquirição feita por uma comissão de babilônicos, concernente a necessidade de observar certas festas que eles (não Deus) tinham instituído. c) O jejum do quinto mês se referia à destruição do Templo, e o do sétimo mês, ao aniversário da morte de Gedalias (Jeremias 41). d) Primeira resposta (Zacarias 7:1-7)e) Segunda resposta (Zacarias 7:8-14)f) Terceira resposta (Zacarias 8:1-17)g) Quarta resposta (Zacarias 8:18-23)
2ª DIVISÃO – PROFÉTICA – CAP. 9-14
4. Quarta mensagem – Zacarias capítulos 9 a 11
5. Quinta mensagem – Zacarias capítulos 12 a 14a) As profecias desta quarta mensagem tiveram, parcialmente, seu cumprimento (veja Zacarias 9:8).b) As profecias da quinta mensagem visam, totalmente, o futuro. c) As profecias não estão em ordem cronológica.
Concernente ao Rei
a) A vinda do Rei (Zacarias 9:9), somente em parte está cumprida.b) A rejeição do Rei- o preço pago (Zacarias 11:12,13)- o pastor morto (Zacarias 13:6,7)- a dispersão do povo (Zacarias 11:7-11)c) A segunda vinda do Rei (Zacarias 14:3-8)d) As vitórias do Rei (Zacarias 9:8 – Zacarias 12:1-9 e Zacarias 10:14 – Zacarias 13:1-5)e) O programa do Rei (Zacarias 9:10-17 – Zacarias 10 – Zacarias 14:9-21)
Curiosidades
Como Ageu, Zacarias viu a condição pecadora e a indiferença espiritual de seu povo, contra as quais dirigiu comovedoras exortações que ajudaram na reconstrução do templo, deixando uma mensagem consoladora de esperança futura: "quando a tarde chegar, haverá luz" (Zacarias 14:7).
Mas sua profecia teve um alcance maior, porque, graças a Deus, ele olhou através dos tempos e recebeu o prêmio de ver a vinda do Messias soberano e o amanhecer de um dia mais brilhante para Sião.
Elemento messiânico
O Messias soberano1. A primeira vinda em humildade (Zacarias 9:9). 2. O príncipe de Paz (Zacarias 9:10). 3. Crucificado (Zacarias 12:10). 4. Um pastor esquecido por suas ovelhas (Zacarias 13:7)
A destacar
1. O segredo de êxito em empreendimentos espirituais (Zacarias 4:6-10). 2. A vinda do Príncipe de Paz (Zacarias 9:9-10). 3. A fonte de purificação (Zacarias 13:1).

3 comentários:

  1. A PAZ IRMÃO,
    AO LER O LIVRO DE ZACARIAS ESSA SEMANA, DESPERTOU MINHA ATENÇÃO PARA A SUAS VISÕES,E PUDE VER O MUNDO EM CONFLITOS NECESSITANDO DE UMA RESTAURAÇÃO, COMO MOSTRA O ESTUDO DO LIVRO.
    GOSTEI MUITO DO SEU ESTUDO E QUE DEUS POSSA LHE ABENÇOAR PARA CONTINUAR SEU MINISTÉRIO DE ENSINO.
    EM UMA OPORTUNIDADE VISITE MEU BLOG E TORNE UM SEGUIDOR, COMO ESTOU ME TORNANDO DO SEU AGORA. http://evvirgilionascimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou uma visitante assídua da Iª Igreja Batista de Itaetê. Alguns já consideram-me da "casa", isso tem sido muito bom para mim: já participo de quase todos os eventos da Igreja. estamos realizando uma gincana e, amanhã, a tarefa programada eé o estudo do livro de Zacarias. Fui clicando e, encontrei o blog, muito bom,apesar do pouco tempo q resta,mas usarei em outras oportunidades. Que a Graça ,Paz e Misericórdia estejam presentes,sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/14/2013

    OTIMO ESTUDO PARA LEITORES AFINCOS DA BIBLIA, LIVRO SAGRADO QUE O SENHO RNOS DEIXOU. QUE BENÇÃO.

    ResponderExcluir

Deus Abençôe