11/07/2008

LIVRO DE SOFONIAS

O nome “Sofonias” significa “O Senhor escondeu” , foi um profeta de Judá. Ele se indentificou melhor do que qualquer outro dos profetas menores, remontando sua linhagem quatro gerações até Ezequias, um bom rei que levou o povo de volta a Deus durante o tempo do profeta Isaías. Sofonias foi contemporâneo ao rei Josias e seu parente distante, há uma possibilidade que eram amigos.A intimidade de emoção bom como a familiaridade de lugar, quando Sofonias escreve a respeito de Jerusalém (1.10-11), indicam que ele havia crescido lá. De acordo com o arranjo das Escrituras hebraicas, Sofonias foi o último profeta a escrever antes do कातिवेइरो
Sofonias dá o período de tempo geral do seu escrito como sendo “nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (1।1), cerca de 640 a 609 aC. O auge da reforma de Josias foi nos anos 620. Visto que a queda de Nínive em 612 aC ainda não havia acontecido (2.13,15), a maioria dos estudiosos estabelece a data dos ecritos entre 630 3 627 aC. Seus contemporâneos incluem Jeremias e Naum.
Aproximadamente 100 ano antes dessa profecia, o Reino do Norte ( Israel) havia sido derrotado pela Assíria। O povo havia sido levado cativo, e a terra havia sido recolonizada por estrangeiros. Sob o reinado de Manassés e do rei Amom, pai do rei Josias, tributos haviam sido pagos para se evitar que a Assíria invadisse o Reino do Sul.A aliança com a Assíria não somente afetou a Judá politicamente , mas também as práticas religiosas, sociais e de comportamento da Assíria impuseram sua tendências em Judá. Proteção oficial foi dada em Judá para as artes mágicas e adivinhados e encantadores. A religião astral se torno tão popular, que o rei Manassés , construiu altares para adoração do sol, lua , estrelas, signos do zodíaco e todos os astros dos céu, à entrada da Casa do Senhor (2Rs 23.11). A adoração da deusa– mãe da Assíria se tornou uma prática que envolvia todos os membros das famílias de Judá (Jr 7.18). Todavia à medida que o jovem Josias foi tomando conta das rédeas do governo, a ameaça assíria foi diminuindo. O golpe final ao seu poder veio com uma revolta de uma Babilônia em ascensão, que resultou, finalmente, na destruição de Nínive.
Sofonias considerava o desenvolvimento político de Israel, de Judá e todas as nações circunvizinhas da perspectiva de que o povo devia aprender que Deus estava envolvido em todos os assuntos da história। Falando como um oráculo de Deus, ele entende que Deus usa governos estrangeiros pra levar julgamento sobre se rebelde povo escolhido. Sf está apavorado com o fato de que, após a catástrofe das tribos do Norte, o povo de Judá ainda mantinha a absurda noção de que Deus fosse incapaz de fazer bem ou mal ( 1.12).Os escritos de Sofonias tem três componentes: 1) o pronunciamento de um julgamento específico e, freqüentemente, o julgamento universal do pecado; 2) um apelo ao arrependimento, porque Deus é justo e deseja perdoar; 3) uma promessa segundo a qual o restante que fez de Deus seu refúgio será salvo.
O significado do nome de Sofonias “ O Senhor Encobriu” conduz ao ministério de Jesus। A verdade da Páscoa no Egito, onde aqueles que foram encobertos pela marca de sangue nas portas foram protegidos do anjo da morte, é repetida na promessa de 2.3, onde aqueles mansos da Terra que preservaram a justiça de Deus serão encoberto no Dia da ira do Senhor. Cl 3.2-3 explica esse aspecto do ministério de Cristo: “Pensai nas coisas que são de cima e não na que são terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. “O regozijo sobre um restante salvo (3.16-17) está relacionado com a Obra de Jesus. Ele disse:” Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. (Lc 15.7) A figura de um alegre Redentor que aguarda receber os seus é, novamente, descrita em Hb 12.2.
Jesus disse que uma das obras do ES seria convencer o mundo do julgamento, porque já o príncipe deste mundo está julgado (Jo 16.8-11). Desde a sua vinda, o ES tem estado proclamando ao mundo, como Sofonias fez: “Congrega-te... Antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do Senhor”. (2.1-2).Uma obra mais prazerosa do Es é encontrada na promessa de que Deus irá restaurar nos lábio puros, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito (3.9).

LIVRO DE AGEU

Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós-exílicos, um contemporâneo de Zacarias. Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Em encorajador cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus, ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem do Senhor, levando ao seu grupo desanimado a segurança da presença de देउस
O ministério de Ageu cobriu um período de um pouco menos de quatro meses, durante o segundo reinado do rei Dario, que governou a Pérsia de 522 a 486 aC, Isso localiza Ageu na história em 520 aC।
Ageu em 520 aC, ajuntou aos exilados que haviam retornada à sua terra natal em 536 aC, para reconstruir o templo do Senhor. Eles haviam começado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifícios, estabelecendo, então, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte. A construção havia cessado, todavia quando os inimigos zombaram dos esforços dos construtores . Mas, o ministério de Ageu e o de Zacarias fizeram com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa em cinco anos. O templo reconstruído foi dedicado em 515 aC
O livro de Ag trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos oferecendo soluções inspiradores। O primeiro problema: o desinteresse (1.1-15) Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes. Após ver seu problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a ele o que eles têm (1.8)O Segundo problema: Desencorajamento (2.1-9) Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento. A solução tem duas partes: uma trata do problema urgente; a outra trata de uma solução a longo alcance. Por hora, basta ao povo esforçar-se e trabalhar (2.4). A outra chave para combater o mal é para os construtores saberem que eles estão construindo para o dia em que Deus encher essa Casa com a glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão (2.9)O terceiro problemas: Insatisfação (2.10-23) Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Então o profetas vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre a outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é. A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. A próxima palavra do Senhor ao povo é uma surpresa: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas vão como dádivas graciosas de um Deus doador. Deus escolheu Zorababel para ser um anel de sela (2.23), isto é, para representar a natureza do servo a ser cumprida, finalmente, no mais importante Filho de Zorababel, Jesus. Notar o nome de Zorobabel em ambas as listas genealógicas dos Evangelhos (Mt 1; Lc 3), indicando que a benção final, a maior delas, é uma Pessoa, seu Filho Jesus Cristo.

LIVRO DE ZACARIAS

Zacarias é um dos livros proféticos do Antigo Testamento, possui 14 capítulos. Conhecido como o profeta da Restauração e Glória, Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia. A diferença entre Esdras 5:1, Esdras 6:14 e Zacarias 1:1, pode ser explicada, facilmente. Provavelmente seu pai falecera durante sua infância, e então, seu avó Ido (Neemias 12:4 e 16) o criou.
Assim ele era sacerdote e também profeta. Os três nomes são sugestivos quando reunidos: Zacarias "Jeová lembra" – Baraquias "Jeová abençoa" – Ido "o tempo determinado". Assim, esses três nomes formam uma chave para a interpretação do livro. Notemos as palavras chaves do livro: "zelo"- "zelei" – "grande zelo".
Zacarias era contemporâneo de Ageu, sendo o menor dos dois (Zacarias 2:4). Iniciou seu ministério profético dois meses depois da profecia de Ageu (compare Ageu 1:1 e Zacarias 1:1). Sua missão era a de animar aos desalentados, a quem animava profetizando, em termos ardorosos, da glória que, no futuro, havia de vir à Israel.
Tendo como mensagem principal: "o amor e cuidado de Deus pelo Seu povo", neste livro está o método divino, para animar: desviar o nosso olhar das tristezas do presente, para vermos as glórias do futuro. Zacarias exerceu seu ministério por 3 anos. Dos antigos e inspirados videntes, Zacarias era um dos maiores. Seu 14 capítulos estão repletos das mais notáveis visões do Velho Testamento. Era um grande poeta, e assim um companheiro apropriado para o simples e prático Ageu.
Sinopse
Exortação inicial (Zacarias 1:1-6)
Seção I. Uma série de oito visões
1. O homem entre as murteiras e os cavalos (Zacarias 1:7-17). 2. Os quatro chifres e os quatro carpinteiros (Zacarias 1:18-21). 3. O homem com o cordel de medir (Zacarias capítulo 2). 4. A purificação do sumo sacerdote (Zacarias capítulo 3). 5. O candeeiro de ouro e as duas oliveiras (Zacarias capítulo 4). 6. O rolo volante (Zacarias 5:1-4) 7. A mulher no efa (Zacarias 5:5-11)8. Os quatro carros (Zacarias 6:1-8), e a coroação do sumo sacerdote (Zacarias 6:10-15).
Seção II. A resposta à delegação de Betel acerca dos jejuns. Ao final, os jejuns se converterão em festas, caps. 7-8
Seção III. Predições acerca de um período da história dos judeus e uma visão final do reino de Deus, caps. 9-14
Visão Geral
O livro está dividido em duas partes principais: a primeira recai em 3 seções e a segunda em duas. Abrangem cinco mensagens, separadas e distintas.
O livro não se compõe de profecias já cumpridas, como muitos o desejariam e, na maior parte, sem cumprimento ainda. Mesmo algumas profecias que pareciam cumpridas estão evidentemente só parcialmente cumpridas.
1ª DIVISÃO – APOCALÍPTICA – CAP. 1 – 8
1. Primeira Mensagem – Zacarias 1:1-6Uma chamada fervorosa ao arrependimento. Lembrou os pecados de seus pais, (Zacarias 1:2), do cativeiro que resultou (Zacarias 1:6) e exortou-os a fugir daqueles pecados (Zacarias 1:4). Ao lamentar sua grandeza passada, não devem esquecer a causa. A destacar que tanto juízos como bênçãos nos seguem e nos podem atingir.
2. Segunda Mensagem – Zacarias 1:7 – Cap. 6Oito visões dadas em uma noite, e todas para animação.
I. O lado material da prosperidade futuraa) As murteiras (Zacarias 1:7-17). Israel por baixo, pisado, mas contemplado e lembrado em oração.b) Chifres e ferreiros (Zacarias 1:18-21). Predizendo a derrota dos inimigos de Israel. c) Um cordel para medir (Zacarias 2:1). Revelando a prosperidade gloriosa de Jerusalém como resultado da derrota dos inimigos.
II. O lado espiritual da prosperidade futurad) Josué, o Sumo sacerdote (Zacarias 3:3). Um quadro da corrupção nacional purificada e a restauração da nação ao serviço sacerdotal.e) O castiçal (Zacarias 4:2). Resultando em Israel capacitar-se para ser o luzeiro de Deus ao mundo. f) Rolo voante (Zacarias 5:1-4). Israel torna-se uma força moral no mundo por meio da Palavra de Deus.g) O efa (Zacarias 5:5-11). Aplicação da Lei de Deus. h) Quatro carros (Zacarias 6:1-8). Uma agência trabalhando a favor de Israel.
3. Terceira Mensagem – Zacarias capítulos 7 e 8a) Esta terceira mensagem foi transmitida quase dois anos depois. b) É uma resposta quádrupla a uma inquirição feita por uma comissão de babilônicos, concernente a necessidade de observar certas festas que eles (não Deus) tinham instituído. c) O jejum do quinto mês se referia à destruição do Templo, e o do sétimo mês, ao aniversário da morte de Gedalias (Jeremias 41). d) Primeira resposta (Zacarias 7:1-7)e) Segunda resposta (Zacarias 7:8-14)f) Terceira resposta (Zacarias 8:1-17)g) Quarta resposta (Zacarias 8:18-23)
2ª DIVISÃO – PROFÉTICA – CAP. 9-14
4. Quarta mensagem – Zacarias capítulos 9 a 11
5. Quinta mensagem – Zacarias capítulos 12 a 14a) As profecias desta quarta mensagem tiveram, parcialmente, seu cumprimento (veja Zacarias 9:8).b) As profecias da quinta mensagem visam, totalmente, o futuro. c) As profecias não estão em ordem cronológica.
Concernente ao Rei
a) A vinda do Rei (Zacarias 9:9), somente em parte está cumprida.b) A rejeição do Rei- o preço pago (Zacarias 11:12,13)- o pastor morto (Zacarias 13:6,7)- a dispersão do povo (Zacarias 11:7-11)c) A segunda vinda do Rei (Zacarias 14:3-8)d) As vitórias do Rei (Zacarias 9:8 – Zacarias 12:1-9 e Zacarias 10:14 – Zacarias 13:1-5)e) O programa do Rei (Zacarias 9:10-17 – Zacarias 10 – Zacarias 14:9-21)
Curiosidades
Como Ageu, Zacarias viu a condição pecadora e a indiferença espiritual de seu povo, contra as quais dirigiu comovedoras exortações que ajudaram na reconstrução do templo, deixando uma mensagem consoladora de esperança futura: "quando a tarde chegar, haverá luz" (Zacarias 14:7).
Mas sua profecia teve um alcance maior, porque, graças a Deus, ele olhou através dos tempos e recebeu o prêmio de ver a vinda do Messias soberano e o amanhecer de um dia mais brilhante para Sião.
Elemento messiânico
O Messias soberano1. A primeira vinda em humildade (Zacarias 9:9). 2. O príncipe de Paz (Zacarias 9:10). 3. Crucificado (Zacarias 12:10). 4. Um pastor esquecido por suas ovelhas (Zacarias 13:7)
A destacar
1. O segredo de êxito em empreendimentos espirituais (Zacarias 4:6-10). 2. A vinda do Príncipe de Paz (Zacarias 9:9-10). 3. A fonte de purificação (Zacarias 13:1).

11/05/2008

MALAQUIAS

O pequeno livro de Malaquias está cheio de pregação clara sobre os erros das pessoas que estavam decaindo para a hipocrisia e o ritual vazio. Malaquias mostrou a necessidade deles servirem a Deus com o coração, oferecendo-lhe o que tinham de melhor. Ele condenava seus rituais ocos, seus sacrifícios maculados e seus sacerdotes corruptos. Em Malaquias 2:13-16, ele os repreendia pelo tratamento áspero dado às esposas, ao abandonarem a aliança matrimonial. Deus, que é testemunha dos votos de todo casa-mento lícito, responsabilizou-os por quebrar esta aliança. Suas palavras são absolutamente claras: "Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher" (2:16).Malaquias lembra-nos aqui que a vontade de Deus, a respeito do casamento, sempre foi a mesma. Enquanto alguns podem procurar justaficativas baseadas nos abusos que eram tolerados durante a era patriarcal, ou sob a lei de Moisés, Jesus nos diz que a vontade básica de Deus sempre foi a mesma: "Não tendes lido que o Criador, desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? . . . Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" (Mateus 19:4-6).Hoje, o mundo está cheio de pessoas procurando justificar a própria crueldade do divórcio que Deus condenou francamente. Alguns argumentam que divórcio é melhor do que sofrer as dificuldades de um casa-mento problemático, mas Deus diz que odeia o divórcio. Muitos alegam que o divórcio é a melhor opção quando o sentimento de amor diminui, ou quando conflitos e diferenças aparecem, mas Deus diz que ele odeia o divórcio.Problemas aparecerão em qualquer casamento. O processo de moldar duas personalidades em uma só carne não é fácil, nem indolor. Mas casais tementes a Deus que abordarem o casamento como um compromisso absoluto com o Senhor e de um com o outro encontrarão o auxílio necessário para suportar toda a tentação e provação (veja 1 Coríntios 10:13) para terem um casamento que durará toda a vida. Isto é o que Deus quer para que possamos ser verdadeiramente felizes, nesta vida e pela eternidade!